globalização
Ela não concordava com outros líderes serem chamados de populista, porque isso descaracterizava daqueles que faziam história. Se ficarmos chamando tudo de populismo, perde a característica de fenômeno histórico.
Sobre a globalização: embora características pudessem ser observadas antes, o nome globalization, passa a ser ouvido a partir dos anos 80 - antes se falava em colonização, expansão marítima, feudalismo...
Globalização é um termo moderno. Há vários autores que defenderão o início da globalização lá pelo século 14~15. Mas, isso - teoricamente, e seguindo o raciocínio acima - descaracteriza o termo, porque a globalização passa a vigorar a partir de 1980.
O primeiro pensamento é interdependência e interação.
Com o fim da guerra fria, houve a estabilização do bloco ocidental, os preceitos desse bloco, passando a compor o cenário mundial.
Escala Geográfica (AGNEN 139-140): Refere-se ao nível de resolução geográfica no qual um dado fenômeno é estudado. Convencionalmente, termos como "local", "nacional", "regional" e "global", são usados para transportar-nos à esse significado de escala. É análogo à ideia de "níveis de análise". Não se refere à quantidade de informação em um mapa, mas à escala em que um fenômeno particular é geograficamente enquadrado.
Um espaço pode ser conquistado economicamente, sem que eu precise ter qualquer tipo de poder político (LÓGICA DO CAPITALISMO). A relação mercantil passa a ser a mais importante de todas, quando a fonte de riqueza, passa a ser sinônimo de poder - quem manda mesmo, é quem assina o cheque.
K' = CAPITAL.
A moeda se converte em mercadoria, depois da revolução industrial, rola a segunda fase de acumulação capitalista: o trabalho e a terra viram mercadoria e o excedente é uma forma de mais valia.
MANDEL: O capital não tolera limites geográficos,