um territorio a conquistar pelos indigenas
Durante quase cinco séculos, os índios foram pensados como seres efêmeros, em transição: transição para a cristandade, a civilização, a assimilação, o desaparecimento. Hoje se sabe que as sociedades indígenas são parte de nosso futuro e não só do nosso passado. A nossa história comum foi um rosário de iniquidades cometidas contra elas. Resta esperar que as relações que com elasse estabeleçam a partir de agora sejam mais justas: e talvez o sexto centenário do descobrimento da América tenha algo a celebrar. Manuela Carneiro da Cunha, História dos índios no Brasil.
Foram décadas para ter uma politica que pode defender os interesse das tribos indígenas no país, pois eram vistos como povos selvagem e passou a ser visto como um ser em vias de transformação a ser conduzidas ao posto de trabalhadoras e progredir na escala social.
Durante esse tempo os povos indígenas foi tratado sempre como problema pela sociedade e com essa reformulação politica e as diferenças culturais lançadas na constituição de 1988, mudou um pouco a visão povos que compõe diversidade cultural, até mesmo os povos indígenas sofreram muito com a ocupação do território nacional que era somente deles e os portugueses invadiram e disse que descobriram , mas as terras tinha donos, que era os povos indígenas no decorrer do tempo a extinção chegou a algumas tribos e outras já sofrem com a perda de muitos dos seus dialetos e preceitos culturais.
O preconceito, discriminação, intolerância e a falta de respeito para com tudo que o envolvia, suas culturas, rituais, terras e crenças, e contra a própria vida do índio, mas com o passar do tempo isso vem com uma grande mudança, tem muitos produtos expostos, programas relacionados aos povos indígenas que leva a qualificação profissional, mas isso tudo com consciência de que os povos indígenas que traça seu próprio caminho podendo conviver onde bem quiser.
A tendência presente em muitos Estados Nacionais de tratar os modelos de