Logística e marketing: uma nova velha visão de mercado
Estamos vivendo um "novo" e "velho" momento de mercado. Novo, porque os holofotes estão se voltando de forma relevante para esses dois Departamentos tão importantes: o Marketing e a Logística, bem como o alinhamento de suas ações estratégicas. Velho, porque essa necessidade de comunicação e integração já era uma necessidade antiga.
Com a eterna evolução do foco de mercado, que é regido através da mudança do comportamento do consumidor, que se mostra mais crítico e formador de opinião e, assim, muito mais exigente, as empresas precisam se sobressair num mercado realmente competitivo.
Dessa forma, entende-se por bem que suas funções vitais devem caminhar juntas, de maneira que não se saiba onde começa uma e onde termina a outra. Para colocar as explicações de maneira mais didática, porém compreensivas, temos então que o Marketing é a ciência que estuda o mercado através do ponto de vista do consumidor, com intuito de oferecer os melhores produtos, ou seja, disponibilizar ao consumidor produtos e serviços que vão de encontro as suas necessidades e desejos.
O Marketing funciona dentro da empresa como bússola, pois é através de suas ações que as empresas atuam no mercado, identificando novas idéias de acordo com o comportamento do consumidor. Quando se fala em Logística lembra-se muito da localização adequada do produto, ou seja, o produto certo no lugar certo, na hora certa, para o consumidor certo a um preço justo, tendo também a função de administrar todas as atividades relacionadas com armazenagem e movimentação de matérias-primas, produtos acabados e semi-acabados, desde o ponto de aquisição até o ponto do consumo final, sempre buscando reduzir os custos. É também responsável pela circulação de informações precisas sobre