globalização
O crescimento da presença da globalização no mundo de hoje está a olhos vistos, iniciada devido ao avanço tecnológico, especialmente nos meios de comunicação. A sociedade contemporânea é bastante diferente da sociedade do início do século passado e com desenvolvimento tecnológico e a política neoliberal, nosso país sofreu e sofre inúmeras mudanças.
A globalização é uma consequência de fatos, no aspecto econômico e financeiro. Podemos citar a expansão do mercado e das fronteiras nacionais, liberdade de circulação de bens, serviços e de pessoas. No aspecto político começa com a economia neoliberal onde ocorre a livre concorrência das grandes empresas multinacionais.
Para falarmos da globalização é necessário falarmos do neoliberalismo que defende a não participação do Estado na economia devendo haver liberdade de comércio para garantir o crescimento econômico e social de um país.
De uma forma geral o neoliberalismo é muito criticado, pois muitos acreditam que a economia neoliberal só beneficia grandes potências econômicas. No nosso país acredita-se que as consequências são o aumento do desemprego, remuneração de baixos salários, e a forte dependência econômica.
No Brasil o neoliberalismo foi marcado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, onde a implantação desse modelo foi através das privatizações de empresas estatais, argumentando-se que causaria a melhora de alguns serviços essenciais, o governo vendia as empresas para grupos econômicos ou investidores e o dinheiro arrecadado era para manter a cotação da nova moeda brasileira. As consequências das privatizações foi prejudicial para os trabalhadores pois as empresas visavam lucros e queriam reduzir o quadro de funcionários.
O Brasil está inserido na globalização por ser um país integrado à economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, participando da atividade do mundo globalizado. Com a globalização houve abertura de