globalização
RESP: O cultivo de café no Brasil, durante os séculos XVIII e XIX (até 1929), proporcionou para a região sudeste, um desenvolvimento nos setores de transporte e energia. O primeiro com a construção de ferrovias, para escoamento da produção agrícola destinada a exportação, ligavam as áreas produtoras aos portos. Barão de Mauá foi o pioneiro na história ferroviária brasileira. Juntamente com o desenvolvimento do setor energético, criou um cenário favorável à instalação de indústria no Brasil, em especial RJ e SP. Não havia no Brasil, outra região que oferecesse iguais condições.
Definir:
Fordismo-> Ford é considerado o criador do chamado sistema de produção em massa, centrado no conceito de linha de montagem, no qual os produtos são transportados dentro da fábrica, através das estações de trabalho, reduzindo o tempo de movimentação dos operários na busca de ferramentas e peças, aumentando a velocidade e ritmo de produção, de maneira padronizada e econômica. O sistema de produção em massa foi, certamente, um grande avanço na tecnologia de produção, especialmente se comparado ao sistema artesanal existente anteriormente.
O Taylorismo -> é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.
Conceitos de monopólio -> Um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de