Psicologia da Educação uerj/cederj
Qual o sentido que toma a subjetividade no processo educativo?
R= O sentido que cada pessoa é única,reage e se posiciona as situações da vida de forma distinta. Sendo assim o educador precisa saber lidar com a singularidade de cada criança para tentar passar da melhor forma o conteúdo proposto,e não ficar preso a uma única forma de ensinar,pois cada um tem seu tempo para aprender e vai absorver do seu modo.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) A aula 2 apresenta, dentre as concepções que regem os processos de desenvolvimento e aprendizagem, a abordagem inatista.
Qual o pressuposto básico do inatismo e como ele foi aplicado ao desenvolvimento humano?
R= Pressupõe que eventos ocorridos após o nascimento não fazem diferença no desenvolvimento humano. Sua personalidade, valores, capacidades básicas, hábitos e crenças já nascem com o indivíduo,estão no seu DNA, sofrendo pouca ou nenhuma transformação ao longo da sua existência. Fazendo com que a educação e o ensino interferissem o mínimo possível no processo de desenvolvimento espontâneo da pessoa. O destino de cada bebê já estaria determinado pela “graça divina”.
Terceira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Segundo a aula 2, a concepção ambientalista considera o homem como “um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra”. É realçado, assim, o papel da experiência no domínio da aprendizagem e, consequentemente, da educação.
Qual o sentido da aprendizagem na visão ambientalista? Quais os efeitos da introdução