AD2 Educação Especial Inclusiva
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo: Rocinha
Disciplina: Educação Especial Inclusiva
Avaliação a Distância 2
Data: 22/10/2013
Aluna:
Matrícula:
TÊNIS PARA TREINO DE LAÇO
Algumas crianças apresentam bastante dificuldade em aprender a amarrar os sapatos. Esta atividade de vida diária exige boa habilidade bimanual,percepção visual,noção espacial e sequênciação e esse recurso proposto pode contemplar vários tipos de síndrome mas foi confeccionado pensando especialmente nas crianças autistas pois também apresentam dificuldade na coordenação motora.
Esse trabalho de inclusão pode ser usado em todas as idades mas é bom que seja iniciado a partir dos 5 ou 6 anos de idade e o objetivo é que a criança aprenda a amarrar seu tênis e assim adquira autonomia para essa atividade tão cotidiana.
Para entendermos melhor, uma breve dissertação sobre o Autismo.
Uma criança que apresenta comportamentos estranhos, atraso no desenvolvimento da linguagem, falta de reciprocidade e interação social, ou ainda atraso na comunicação verbal ou não verbal e um repertório restrito de atividades ou de interesses merece uma atenção especial. Em qualquer destes casos, os pais devem comunicar ao pediatra. A intervenção precoce, realizada por uma equipe multidisciplinar formada pelo pediatra, acompanhado de profissionais das áreas de psiquiatra infantil, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional é fundamental para melhorar a qualidade de vida da criança e sua família.
Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista é considerado um distúrbio complexo do desenvolvimento, com múltiplas causas. Não existe uma conclusão definitiva sobre os mecanismos genéticos envolvidos na doença, e nem de outros fatores que agridem o Sistema Nervoso Central, como doenças metabólicas e infecções que acometem o feto durante a gravidez (rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose).
Trata-se de uma doença complexa, com múltiplas causas e variados graus de