Globalização
A globalização provoca o desemprego?
Sim, se a opção da direção de uma multinacional optar por construí-la em outro país ou resolver mudar o centro de produção de seu estado para outro longe onde você mora.
Ela pode provocar desemprego se o produto que você fabrica não for competitivo. Aí quem pode perder o emprego é você, dono da empresa e seus funcionários. A competitividade e o livre mercado provoca sempre um grande desemprego.
POSTADO POR MARCSON METZ ÀS 21:36 NENHUM COMENTÁRIO: LINKS PARA ESTA POSTAGEM
E no Brasil...
Então foi a globalização que o Brasil adotou que provocou o desemprego que estamos enfrentando hoje?
Não, o termo é que chegou junto, mas a globalização já existia com outro nome, o que provocou o desemprego no Brasil foi primeiro a abertura das importações, junto com um conjunto de fatores, a saber: Globalização, tecnologia, produtividade, desregulamentação, e privatizações, maior competição entre empresas.
1 - o Brasil a partir de 1991 começou a abrir a sua economia. Nossas empresas viveram protegidas durante muitos anos pela chamada proteção a indústria nacional para que ela pudesse se fortificar e desenvolver.
2 - durante décadas 1960 a 90 vivemos sob o regime da reserva de mercado, quando empresas nacionais e multinacionais instaladas aqui ficavam "protegidas", dos produtos importados que sofriam restrições de importação e até mesmo a proibição, e quando era importado o produto recebia uma taxação muito forte.
3 - os preços, neste período, eram aprovados pelo governo através de um departamento chamado "CIP". Funcionava assim. A empresa multinacional ou nacional fazia um pedido de aumento de preços ao governo. Remetia uma série de provas de que os seus custos tinham subido e que não dava mais para sustentar aquele preço. O CIP emitia um telex à empresa autorizando o aumento. Aí as novas tabelas entravam em vigor. Ninguém trabalhava com custos e competição.
4 - os empregos se mantinham porque