globalização
GLOBALIZAÇÃO
TRABALHO EM GRUPO
TG – II
2° SEMESTRE
Alunos: Vilma Santos de Lima RA: 1226320 Valéria dos Santos RA: 1224432 Monique França RA: 1232107 Juliana S. França Cardoso dos Santos RA: 1234286 Elizete Oliveira Silva RA: 1202964 Cesar Rodrigo Barbosa RA: 1222303
POLO
Carapicuiba
20/05/2013
Primeiro Devemos Entender:
O Que é o Neoliberalismo, Protecionismo e a Globalização?
Neoliberalismo: é o que se convencionou a uma prática político-econômica baseada nas idéias dos países que passaram a deixar as empresas privadas livres para investirem como quiserem, mais conhecido como “livre comércio/mercado”, garantindo assim, o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países a fim de favorecer as atividades econômicas internas, protegendo as indústrias nacionais da concorrência externa.
Globalização é a internacionalização do fluxo de capital, ou seja, a liberalização das barreiras alfandegárias e a liberdade para fluxo de capital do mundo; integração em caráter econômico, social, cultural e político entre países diferentes.
EFEITOS DO NEOLIBERALISMO, PROTECIONISMO E DA GLOBALIZAÇÃO.
Comunicação mundial integrada
Aumento de desemprego
As concorrências dos novos fatores econômicos, os países industrializados estão concorrendo no mercado internacional com produtos similares aos das grandes potências a um preço mais acessível, o que será um ônus para o Terceiro Mundo.
A maioria dos países do Terceiro Mundo ainda continua como meros exportadores de matéria-prima ou de alguns produtos primário. Como as economias debilitadas, incapazes de competir em pé de igualdade no mercado global, grande parte dos países subdesenvolvidos tem demonstrado mais consequências negativas do que vantagens em relação à Globalização.
Nos dias atuais, o protecionismo perdeu força e é considerada uma prática econômica desleal.