Globalização
I - Blocos regionais hegemônicos são formados ao redor dos EUA, UE, e Japão, caracterizando o chamado processo de regionalização, levando consequentemente à marginalização dos países fora desse processo.
II - A globalização se caracteriza por ser um modelo excludente, mas que integra nações por meio do comércio exterior, especialmente através das multinacionais.
III - Os países em desenvolvimento, quando inclusos no modelo globalizador, têm que concorrer com empresas dos países desenvolvidos, que dispõem de um leque de recursos diferenciados, pois a liberalização fez cair por terra os conceitos de “estrangeiro” e “nacional” quando o assunto é competição no mercado.
Justificativa:A decadência relativa da hegemonia norte-americana e a reduzida capacidade e disposição dos Estados Unidos de desempenhar um papel global estimulam e possibilitam o desenvolvimento de sistemas de poder regionais construídos ao redor da Comunidade Européia, na Europa, e do Japão, na Ásia. Globalização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta. Portanto,globalização e um termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais.
É correto afirmar que blocos regionais hegemônicos são formados ao redor dos EUA, EU, e Japão, também como a globalização seja um modelo excludente. E que países em desenvolvimento quando inclusos no modelo globalizador, tem que concorrer com empresas dos países desenvolvidos. Ligada à homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a encarar a formação de blocos econômicos regionais, o processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadoria, em outras palavras pode dizer que