globalização
Os factores político, tecnológico, mercado, custo e competitividade são os cinco grandes fatores que levam as empresas internacionais à globalização das suas operações. No factor político, existe uma tendência no sentido de unificação e socialização da comunidade global. A NAFTA ( North American Free Trade Agreement) e a União Europeia (UE) são acordos preferênciais de comércio que constituiram oportunidades significativas de marketing para as empresas através das exportações e da produção direta na área.
No factor tecnológico, houve um avanço na informática e na tecnologia de comunicações que permitem que as pequenas empresas concorram globalmente, independentemente da localização do comprador e do vendedor. O processo da video-conferência pela internet permite que os vendedores mostrem os seus produtos aos clientes em todo o mundo, sem necessidade de viajar. Permitem que as companhias internacionais realizem reuniões entre os seus diretores na sede e nas filiais do estrangeiro, sem necessidade de se deslocarem, de gastar em tempo e assim as despesas diminuem. Para além disso, a comunicação por via eletrónica na Internet é mais rápida e fiável.
No factor mercado, à medida que as companhias se globalizam, tornam-se clientes globais. Sempre que o mercado doméstico esteja saturado, leva as empresas para mercados eatrangeiros, sempre que os produtores acharem que há alguma convergência de gastos e de estilos de vida.
O factor custo tem como objetivo reduzir os custos através de economias de escala. Uma maneira de as realizar é globalizar as linhas de produção afim de reduzir os custos de desenvolvimento, de produção e de inventariação. A empresa pode localizar a produção em paises onde os custos com os factores de produção são muito baixos.
No factor competitividade, a concorrência continua a aumentar com intensidade. Entraram novas empresas nos mercados mundiais na área dos automóveis e da eletrónica.
O factor pró globalização é o