Globalização
É um processo que diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferentes intensidades, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
Este fenômeno nasceu devido a necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permitisse maiores mercados para os países ditos desenvolvidos.
O livre mercado, a maximização do lucro, a internacionalização do capital, a redução da intervenção do Estado frente às corporações multinacionais, a privatização das empresas públicas, a subordinação dos países pobres, a perda da identidade nacional em favor da criação de um Estado hegemônico dominante, o desemprego em massa e muitos outros fatores fundamentam o processo político-econômico mundial denominado Globalização.
O processo de globalização está desafiando as fundações e princípios políticos do Estado - Nação - e, por extensão a própria democracia e cidadania. A globalização econômica está enfraquecendo os laços territoriais que ligam o indivíduo e os povos ao Estado, deslocando o foco da identidade política, diminuindo a importância das fronteiras internacionais e abalando seriamente as bases da cidadania tradicional.
Os impactos da globalização hoje, reorientam o Estado e os interesses das elites dominantes conferindo-lhes perspectivas não territoriais e extra-nacionais. O Estado reformulou seu papel em função de variáveis externas com o espetacular avanço do comércio global, maior mobilidade do capital e de políticas macroeconômicas. Dentro desse quadro de desigualdades socioeconômicas provocadas pelo fenômeno de mundialização do espaço, é perceptível que as populações da maioria dos estados periféricos percam os interesses e