Globalização e suas concequências
O que denominamos contemporaneamente de globalização é um processo de mundialização do capitalismo que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural, social, econômica e política.
O capitalismo passa por uma série de transformações no final do século XX, por um processo de liberalização comercial que provocou uma maior abertura das economias nacionais, resultando em mudanças nos processos de trabalho, nos hábitos de consumo, nas configurações geográficas e geopolíticas e nos poderes e práticas do Estado.
A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. No cotidiano, a globalização se manifesta, de maneira mais visível, nas mudanças tecnológicas e nas alterações nos processos de trabalho e produção.
Nesse surto de universalização do capitalismo, o desenvolvimento adquire novo impulso, com base nas novas tecnologias, na criação de novos produtos e na mundializaçãode mercados.
Globalização tem sido um tema bastante destacado na mídias nos últimos tempos; Porém algumas pessoas não sabem o seu real significado, e se perguntam o que é globalização??-Globalização é um processo que virou um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.Essas empresas são as principais beneficiadas pela globalização pois através dela continuam com suas matrizes em um país (desenvolvido), mas atuam com filiais em outros (em desenvolvimento), expandindo seu mercado consumidor. Elas se aproveitam da mão de obra barata, além de benefícios