sei la
INTRODUÇÃO
Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.
LISTA DE MATERIAS
Três garrafas pet. ( corte o fundo apenas, você irá usar só isso ) Uma palha de aço. Alumínio. Pregos. ( Foi utilizado dez pregos ) Quatro limões. Água.
COMO FAZER
Coloque em dois dos três fundos de garrafa pet água e uma você coloca o limão. Na que contem o limão coloca-se o alumínio e nas duas que tem água coloca-se o prego e a palha de aço.
PRIMEIRO DIA DA EXPERIÊNCIA
O inicio da oxidação para ser percebida demora mais ou menos cinco horas para que possamos perceber a ferrugem e a mudança da água.
Resultado de algumas horas depois após ser feito o experimento, podemos notar a água começando a mudar de cor, devido a ferrugem que estão no pote, prego, palha de aço e alumínio.
Obs: Note que o acido (Limão) é um composto branco como na imagem acima o alumínio não parece está entrando em estado de oxidação.
SEGUNDO DIA DA EXPERIÊNCIA
Podemos perceber que a coloração da água mudou bastante e o acido está um pouco mais escuro. Por que isso acontece?
A ferrugem é produto da interação do ferro presente na esponja, no prego e no alumínio com outras duas substâncias: a água e o Oxigênio.
A oxidação do alumínio é quase imperceptível devido a coloração do acido ser parecido com a do alumínio.
TERCEIRO DIA DA EXPERIÊNCIA
62865201930
Verifica-se a