Globalização e políticas públicas para a educação
Camila Rosa; Liliane Nunes; Marcela Nascimento; Patrícia Araújo; Renata Guedes.
Ailton Scorsoline (docente)
Resumo: Este presente artigo busca compreender como se dão as políticas públicas para a Educação a partir do contexto de Globalização. Para isso, há uma reflexão sobre a influência da Globalização na formulação e execução de políticas públicas para o âmbito Educacional, com estabelecimentos de objetivos e metas a serem cumpridos. Durante o texto, discorreremos sobre as Organizações Internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) que modelam as estruturas e determinam ações futuras na sociedade, conforme os seus interesses.
Abstract:
This article helps understand how the public policies for education are given from the globalization context. For this, there is a reflection on the globalization influence on the formulation and execution of public policies from the educational scope, with establishments of goals and targets that have to be met. In the text, we will discuss about international organizations such as the World Bank and International Monetary Fund (IMF) that are shaping the structures and are determining future actions in the society, according to their interests.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas, Globalização, Educação.
Introdução
Globalização e Políticas Públicas para a Educação; um campo que merece atenção, análises e sobre tudo reflexões críticas a cerca do tema.
Este presente artigo refere-se às políticas públicas para a educação e sua relação com a globalização.
Neste texto são discutidas as relações entre globalização e educação, sob a forte influência que recebem das organizações internacionais, dos bancos estrangeiros e como segue padrões e normas por eles impostos.
Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre o que é globalização, e em seguida, como se dão as políticas públicas para a educação em seu contexto, atendendo e obedecendo