Dante aleghieri
Durante di Alighiero Degli Alighieri, nasceu 1 de Junho de 1265 em Florença, Toscana. Foi um escritor, poeta e político italiano.Foi também, médico e farmacêutico.Entrou na guilda (corporação de ofício) dos boticarios por causa de uma lei de 1295, que reserva os cargos publicos a nobres membros de alguma Corporação de Artes e Ofícios.
Combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, fez parte do conselho do Cem.Ele chefiou uma delegacia de embaixadores de Florença a Roma. Escreveu seu primeiro soneto de amor com 16 anos, dois anos após casou-se com Gemma, casamento que estava combinado entre as familias, com quem teve três filhos.
Porem Dante teve um amor platonico na adolecencia com Beatrice, a morte de sua amada em 1290, levou ele ao estudo de filosofia latina e religiosa, conheçimentos que inspirarão sua principal obra “Divina Comedia”, no qual conta uma viajem imaginária no paraído onde Dante é levado por sua amada, e tem um final feliz.
A deçisão dele em escrever seu grande poema em italiano, a língua falada pelo povo- é a inovaçao do século seguinte, foram marcos na alfabetização e na liberação da sociedade européia.
Foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença. Se fosse encontrado seria queimado vivo. Durante seu exilio escreveu duas obras importantes em latim: Vulgari Eloquentia e Convivio. Escreveu também um tratado: De Monarchia, onde defendia a total separação entre a Igreja e o Estado.
Foi convidado pelo governo de Florença a retomar a cidade, mas os termos impostos eram humilhantes, iguais aqueles dado a criminosos perdoados, mas Dante rejeitou o convite. Voltaria somente se recebesse a honra e dignidade que merecia. Porém continuou em Revenna, onde morreu em 1321 e foi sepultado com honras. Principais obras * Divina comedia, descreve uma viajem de Dante atráves do Inférno, Púrgatorio, e Paraíso, pela mão de sua amada Beatrice; * De Vulgari Eloquentia ( Sobre a Língua