Os avanços da lei 12.403/11
- Escolha do tema: os critérios para a escolha do tema de Trabalho de Curso devem ser: originalidade, importância, viabilidade e conhecimento do assunto (relevante para a formação profissional? há possibilidade de execução ao nível de graduação?). O tema deve estar de acordo com as características intelectuais do aluno, sua atração pelo assunto, interesse despertado tendo em vista sua posição ideológica, sua atitude diante das circunstâncias que o assunto revela; quanto mais “simpatia” o tema despertar, quanto mais atração exercer, mais motivação você terá para desenvolver o trabalho. É também algo que incomoda e motiva uma investigação; questão proposta para que se lhe dê solução; questão não resolvida e que é objeto de discussão; uma dificuldade com a qual nos defrontamos e que nos propomos a resolver por meio da pesquisa; uma dúvida a ser superada; um assunto que deve ser mais amplamente abordado; é importante lembrar que o trabalho a ser desenvolvido deva conter um questionamento a ser pesquisado, portanto, a polêmica do assunto é a própria motivação para a pesquisa.
MONOGRAFIA ou ARTIGO? Assim como os demais itens, a escolha do aluno em escrever um Artigo ou Monografia deve ser acompanhada e orientada pelo Professor; não deve ser uma escolha inicial; deve ser feita na medida em que o aluno for se familiarizando com o assunto e a pesquisa.
O artigo científico é um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica. Devido à sua dimensão, o conteúdo visa a representação de um resultado de estudos efetuados e sua concisão exige um tratamento textual enxuto e direto. A linguagem própria a ser utilizada para a realização de um artigo de investigação deve primar pela concisão e objetividade, buscando dar maior relevância para os dados a serem apresentados.
Portanto, o artigo científico se diferencia da Monografia Jurídica devido à maior concisão e natureza dos dados