Globalização e os novos rumos do mercado
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a educação profissional de qualidade como epicentro para o desenvolvimento sustentável da sociedade trazendo a tona o racionalização e otimização dos recursos aplicados. Para uma efetiva inserção da cultura profissional em nossa sociedade é preciso introduzir recomendações e discussões entre educadores, profissionais do mercado profissional e outros profissionais ligados à tarefa educativa, desenvolvendo assim uma intervenção pedagógica em conjunto com medidas eficazes para inserção no mercado profissional de seres preparados para sanar as lacunas do mercado que cada vez mais, tem exigido de seus profissionais aumento de qualificação, seja através da requalificação ou de um movimento de ampliação de competências, que possibilitam ao trabalhador ser polivalente e/ou multifuncional.
A globalização traz a tona um novo modelo de organização empresarial, baseado em resultados imediatos. Este perfil se da devido a imensurável acesso que se tem as informações que estão bem disseminadas em toda a rede. Esta nova vertente traz como cerne a busca por conhecimento, desta forma tem-se demandando cada vez mais uma educação baseada em habilidades e competências, buscando interatividade e multifuncionalidade, este fato tem trazido uma flexibilização produtiva.
DESENVOLVIMENTO
Na área educacional, a globalização surge para abonar certas estratégias de ensino e aprendizagem, que, através dos programas de qualidade total, buscam o mesmo padrão de excelência adotado pelas empresas. Mais uma vez, observa-se um amoldamento mecânico e direto do sistema educacional aos padrões organizacionais impostos ao mundo do trabalho. A qualidade total vem como mais uma técnica milagrosa que irá salvar a nossa educação do atraso em que se encontra, formando o trabalhador polivalente requerido pelas novas formas de organização de trabalho. Desta forma destaca-se o valor do conhecimento, a sugestão é a de que o conhecimento passe por uma