Globalização e criminalidade
Globalização e Criminalidade. Este trabalho se propõe a abordar os efeitos da globalização no âmbito da Criminologia e do Direito.
É evidente que antes de abordar esta relação será necessária uma rápida e simples explanação a respeito do que a se denominar de Globalização.
Exatamente por isso, após as primeiras considerações, entendemos necessário também indicar, de forma geral, o alcance da Globalização no Direito.
Somente depois desta introdução é que efetivamente iremos atingir o alvo do trabalho, qual seja, estabelecer os elos de ligação entre Globalização e a Criminalidade, analisando, as questões ligadas a tráfico de drogas ou narcotráfico, pedofilia, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de pessoas e breve comentário sobre bullying.
Por fim abrangeremos políticas de prevenção e sucinta conclusão.
1. O QUE É GLOBALIZAÇÃO
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis.
Desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma aldeia global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios, até então restritos ao mercado interno, para mercados distantes e emergentes.
O complexo fenômeno da globalização teve inicio na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As invenções nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
O surgimento dos blocos econômicos países que se juntam para fomentar relações