Globalizacao
A Globalização é um acontecimento que vem se desenvolvendo há 5 séculos até os dias atuais com fatores financeiro, sociais e políticos no Mundo, modificando o cotidiano das pessoas.
Nesse trabalho vamos mostrar as fases desse fenômeno que mudou o rumo do Mundo ate os dias de hoje.
Globalização:
Foi definido pelas seguintes etapas: primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo europeia, a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.
Períodos da Globalização
Data
Período
Caracterização
1450-1850
Primeira fase
Expansionismo mercantilista
1850-1950
Segunda fase
Industrial-imperialista-colonialista
pós-1989
Globalização recente
Cibernética-tecnológica-associativa
A primeira fase da Globalização (1450-1850)
“Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados, mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram” - Luís de Camões - Os Lusíadas, Canto I, 1572.
A primeira fase da globalização foi realizada quando os Continentes se localizavam grandes extensões sem um meio rápido de se relacionarem entre si. Até o século 15 identificamos 5 economias-mundo (é uma expressão de Fernand Braudel)
Eram a Europa, China, Índia, África e por último e a civilizações pré-colombianas, a Azteca no México, a dos Maias no Yucatan e no istmo, e a Inca no Peru.
Por anos essas economias não se conheciam e nem segue imaginavam ter algum tipo de relação.
Por tanto a globalização se da inicio as rotas de navegações onde foram traçados para se chegar e explorar novos Mundos como a Índia, China e Japão.