GLOBALIZA O E INTEGRA O ECON MICA
Globalização significa a integração cada vez maior dos mercados, da cultura e da política, com manifestações principalmente nos meios de comunicação e transportes. Esse fenômeno é gerado pela necessidade das economias mundiais se expandirem e diversificarem a produção, com intuito de baratear os custos.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
TIPOS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Acordo de Tarifas - menores tarifas entre dois países;
Preferenciais:
Área de Livre Comércio: - elimina todas as tarifas entre países membros, mas podem manter tarifas diferenciadas com países não-membros;
União Aduaneira: - elimina todas as tarifas entre países membros e adotam uma mesma tarifa externa frente aos países não membros; Mercado Comum: - possui as características de uma união aduaneira acrescida à livre mobilidade dos fatores de produção trabalho e capital; União Monetária: - estágio mais avançado de integração econômica, sendo um mercado comum acrescido de harmonização das políticas fiscais, monetárias, agrícolas, industriais etc. Caracteriza-se por ter um governo supranacional e somente um Banco Central, e uma única moeda.
BLOCOS ECONÔMICOS
São