ATPS ARTES Quase Pronto2014 1

4099 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

FAV-ANHANGUERA DE VALINHOS

ARTES, CRIATIVIDADE E RECREÇÃO

Aline Mariano Pinto – RA 4370837946
Angela Cristina Muzzillo Corio – RA 3813656966
Elvira Flores Mesquita Stolze – RA3832681128
Poliana A. Oliveira Machado – RA 4311815021
Roseli Maria Santos – RA 4311776503

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Artes, Criatividade e Recreação”, -6º semestre-, sob orientação do professora-tutora à distância Leandra Narras

INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é refletir de forma analítica e crítica o papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças e as dificuldades da manifestação, comunicação artística e lúdica na sala de aula e ainda, identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e à recreação.
Arte é uma reprodução da realidade, seja um objeto, uma situação, um fato, um contexto social... Ela favorece a expressão humana, de forma livre, expressando suas emoções, sensações, percepções, sonhos, descontentamentos, etc.
Na educação, a arte pode permitir o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que desenvolve a livre expressão, a sensibilidade, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar, retratar sua própria realidade e interferir nela.
Através da arte, portanto, faz-se possível trabalhar com o aluno tanto em seus aspectos físicos, por meio das danças, movimentos e expressões, quanto emocional e espiritual através de desenhos, poesias, músicas, etc.
Desse modo, acreditamos que essa ATPS é relevante porque enfatiza a formação de profissionais críticos, na medida em que estimula a pesquisa a respeito da arte, criatividade e recreação e seu papel no desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil.
Serão

Relacionados