Glicosaminoglicanos
As unidades dissacarídicas são formadas por uma hexosamina (açúcar de 6 carbonos com grupo amina, como a N-acetilglicosamina) ligada a um monossacarídeo não nitrogenado (em geral um ácido urônico).
Glicosaminoglicanos (GAGs)
Os glicosaminoglicanos são cadeias polissacarídicas, longas, não ramificadas, compostas por unidades dissacarídicas repetidas. Estas unidades dissacarídicas são formadas por uma N-acetilglicosamina ligada a um ácido urônico.
Ex.: tetrassacarídeo de um tipo de heparina.
Os glicosaminoglicanos possuem várias propriedades:
· são poliânios (carga negativa: devido a presença de grupamentos SO3¯ e grupamento carboxílico (COO¯)
· forte comportamento hidrofílico.
· retenção de íons positivos (ex.: Na+) junto com a água, colaborando na manutenção da arquitetura tecidual
ISSO PODE TE AJUDAR!!!! LEIA MAIS
A sulfatação torna as moléculas altamente carregadas de cargas negativas, fato este que contribui para sua capacidade de reter íons de Na+ e água.
Os vários tipos de glicosaminoglicanos que podem associar-se à proteínas para constituir as proteoglicanos, com exceção do ácido hialurônico. Os proteoglicanos colaboram para a manutenção de um grande espaço de hidratação na matriz extracelular.
Os proteoglicanos, quando presentes em concentrações suficientes coram-se pelos corantes basófilos, como a hematoxilina; e quando em quantidades menores podem ser detectados por corantes catiônicos especiais como o alcian blue que possuem afinidades pelos grupos aniônicos dessas moléculas. Alguns corantes como o azul de toluidina e o cristal violeta