glandulas salivares
As glândulas salivares são exócrinas, ou seja, secreta seu produto para o meio externo (cavidade bucal). O produto de secreção é a saliva, a qual possui muitas funções essenciais para a manutenção da saúde bucal; já que facilita na mastigação dos alimentos; serve como solvente; contribui na digestão dos carboidratos; lubrifica os alimentos e os tecidos bucais; atua como tampão(ácido carbônico-bicarbonato (HCO3-/H2CO3, pK1= 6,1) e o fosfato (HPO4-/H2PO4-, pK2= 6,8);limpeza a cavidade bucal e auxiliar na limpeza dos dentes limpeza a cavidade bucal, inibe o crescimento de microorganismos, umedecer e lubrificar os alimentos e a mucosa bucal; participa da digestão dos alimentos: paladar, mastigação e deglutição, transporta íons (Na e K), manutenção do equilíbrio hídrico, bactericida (enzima lisozima) e defesa imunológica (IgA).
Fluxo Salivar
O fluxo salivar quando estimulado é de normalmente 0,3 a 0,4 mL/min, sendo seu volume secretado em 25% pela glândula parótida, 60% pela submandibular, 7-8% pela sublingual e 7-8% pelas glândulas menores.
A maior parte do tempo a secreção permanece entre 1,5 e 2,0 mL/min, sendo 50% pela parótida, 35% pela submandibular, 7-8% pela sublingual e 7-8% pelas glândulas menores. Quando o volume secretado é inferior a essa média isso caracteriza um quadro de hipossalivação e suas causas devem ser cuidadosamente analisadas, para evitar prejuízos à saúde bucal.
A contribuição das glândulas salivares menores é de apenas 10% no total da secreção.
Glândulas Maiores
Glândula parótida: é uma glândula acinosa composta, sua porção secretora é exclusivamente serosa, contendo grânulos de secreção ricos em proteínas e elevada atividade de amilase. Esta atividade é responsável pela hidrólise de boa parte dos carboidratos ingeridos.
O tecido conjuntivo contém muitos plasmócitos e linfócitos.Os plasmócitos secretam IgA, que forma um complexo com um componente secretor sintetizado por células acinosas, células dos ductos