GLANDULAS SALIVARES
O sistema digestivo é o órgão que tem como objetivo transportar o alimento, fazer este alimento entrar em contato com as enzimas digestivas e por fim absorver este alimento através de suas células epiteliais e eliminar o material não aproveitado através das fezes. É para auxiliar no processo de digestão e absorção que existem as glândulas anexas. São elas : as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas que por meios de ductos eliminam suas secreções em determinadas partes do tubo digestivo.
As glândulas salivares são glândulas exócrinas responsáveis pela produção de saliva, fluído que possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras. Além das glândulas pequenas que estão dispersas espalhadas pela cavidade oral, existem três glândulas salivares maiores: as glândulas parótida, subman-dibular (também conhecida como submaxilar) e sublingual. Nos seres humanos, as glândulas menores são responsáveis por secretar apenas 10% do volume total de saliva, no entanto, secretam aproximadamente 70% do muco.
GLÂNDULAS SALIVARES
As glândulas maiores são revestidas por uma cápsula de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. O parênquima destas glândulas é composto por terminações secretoras e por um sistema de ductos ramificados que se arranjam em lóbulos, separados entre si por septos de tecido conjuntivo originados da cápsula. As terminações secretoras possuem células secretoras serosas e mucosas, além das células epiteliais não secretoras. A porção secretora possui um sistema de ductos que modificam a saliva ao passo que está é conduzida para a cavidade oral.
As células serosas exibem características de células polarizadas secretoras de proteínas e são arranjadas de modo a formar uma massa esférica denominada ácino, que contém um lúmen central. Já as células mucosas exibem características de células secretoras de muco, contendo glicoproteínas importantes para as funções lubrificantes da saliva. As células