Ginástica
História…………………………………………………………………………………………………………………………………….4
Ginástica de Aparelhos………………………………………………………………………………………………………….5-7
Ginástica de Solo…………………………………………………………………………………………………………………8-13
Ginástica Acrobática………………………………………………………………………………………………………….14-16
Uma das melhores ginastas do mundo……………………………………………………………………………………17
Um dos melhores ginastas de Portugal…………………………………………………………………………………..18
Campeonato mundial de Ginástica Artística 2011…………………………………………………………………..19
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………….20
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………..21
2
A ginástica é um conceito que abrange modalidades competitivas e não competitivas, e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Neste trabalho pretendo abordar principalmente as componentes de ginástica dadas nas aulas. Essas componentes são: Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo e Ginástica
Acrobática. Numa segunda parte tenho como objetivo mostrar os melhores ginastas e as classificações de ginástica do mundo.
Fig. 2 – Ginástica Acrobática
3
A ginástica cresceu, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia
Antiga, estando incluído habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas nos circos, como praticam os acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo.
Esta atividade só voltou a ser praticada - com realce desportivo e militar - no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do desporto. Tais