Serviço Social
1-Quais são os três pontos de análise sobre o texto as mudanças estruturais políticas social e papel da família abordadas no texto?
2-Na página 29 qual o modelo latino de tratativa da família, conforme relata Abrahamsom (1992)?
3-Qual a definição de família presente na constituição de 1988 e no código civil vigente?
Respostas:
1 - Os três pontos são: família, proteção social e política social;
A primeira análise, introduz - se a problemática da redescoberta da família como importante substantivo privado do estado na provisão de bens e serviços sociais básicos, bem como os perigos e falácias dessa redescoberta.
Na segunda análise, apresenta - se o contexto de mudanças estruturais, que serviu de justificação para a formação de um modelo misto ou plural de proteção social, denominada pluralismo de bem - estar, o qual, paulatinamente, foi colocando a família na berlinda.
Na terceira análise, especifica - se o lugar da família nesse modelo misto ou plural de bem - estar, retomando – se as considerações críticas parciais contidas nas seções anteriores e indicando as suas dificuldades conceituais e políticas.
As análises abordadas são os problemas da participação da família na proteção social de corte neoliberal. E com todo estes problemas faz se uma discussão referenciada nas mudanças sociais ocorridas nos últimos 20 anos e com a repercussão na família produziram significativas alterações, e a partir daí dividiu – se o trabalho em três seções.
A análise privilegiou o contexto internacional, especialmente na Europa e com isso faz – se uma análise no bojo nas tendências atuais de família no contexto internacional sobre as situações similares à realidade das famílias no Brasil.
2 - O modelo latino ou de bem – estar social, são os governos Brasileiros sempre se beneficiando da participação autonomizada e voluntarista da família na provisão do bem – estar de seus membros, e com isso é difícil falar da