Ginástica
–Era constituída por movimentos livres e acrobáticos no solo ligados às danças sagradas. Era uma atividade realizada por saltimbancos na antiga Roma, Grécia e Egito.
– As pirâmides humanas, os saltos mortais (por cima de touros e de cavalos de madeira), dando lugar ao aparecimento dos primeiros trampolins e cavalos de madeira.
• A segunda fase
– Neste período prevalecia a grande importância do desenvolvimento equilibrado da mente e do corpo, considerando-se que a Ginástica era um dos meios mais eficazes para o fortalecimento dos músculos e das articulações. Utilizavam-se então no desenvolvimento das atividades de ginástica, aparelhos tais como, o cavalo de madeira, a mesa, a barra, e o trampolim de madeira.
• A terceira fase
– Por volta do séc. XIX, surgiram três tendências fundamentais: • O sistema Alemão, onde dominavam os movimentos completos, de preferência sobre os aparelhos. Constituiu-se a partir daqui a Ginástica Artística competitiva. • O sistema Francês, com origem no desenvolvimento das atividades militares, e que deu origem à Ginástica Militar. • O sistema Sueco, virado para o desenvolvimento integral das qualidades motoras. A base da
Educação Física escolar da Suécia e de muitos outros países.
Ginástica sempre esteve relacionada a saúde do corpo.Antigamente era usada para um melhor trabalho nas indústrias,e para preparar os militares para a guerra.Passado esse período de guerra os militares adotaram a ginástica como sinônimo de saúde e permaneceram praticando até hoje uma Ginástica padrão.
A relação entre exercícios físicos e saúde congrega características que, em níveis adequados, possibilitam mais energia para o trabalho e lazer, proporcionando paralelamente menor risco no desenvolvimento de doenças ou condições crônico-degenerativas associadas a baixos níveis de atividade física habitual,além de melhorar o animo para o trabalho, aumentar a qualidade física dos policiais militares e a socialização