Ginástica em academia, ginastica.
Com relação ao volume, consideramos a frequência e a duração da sessão de exercícios, que devem ser planejados de acordo com a disponibilidade e a capacidade de cada individuo, além das necessidades para se atingir aos objetivos almejados.
Uma sessão estruturada abrangendo toda a dimensão funcionar-motora deve durar aproximadamente 60 min. E ser realizada no mínimo duas vezes por semana, esse tipo de trabalho pode ser desenvolvido em forma de aula Ginastica. Para que realmente haja benefícios, ambos devem ser realizados, podendo se alternar o objetivo da sessão, ou seja, uma sessão cardioeespiratoria e outra neuromotora. Nesse caso, o trabalho cardiorrespiratório deve durar entre 20 a 60 min. E ser realizado de três a cinco dias por semana (Cordainet al., 1998); já o trabalho neuromotor, mais especificamente força, deve conter de oito a dez exercícios, focando especialmente os músculos do tronco, os membros inferiores , superiores e os ombros, realizados em uma a duas series de 8 a 12 repetições (PhysicalActivityand Health, 1996). Os exercícios de flexibilidade devem ser para o corpo todo, na maioria dos dias da semana. Caso a abordagem seja a pratica de atividades físicas, o recomendado é acumular 30 min. Contínuos ou fracionados na maioria dos dias da semana (Pateet al., 1995).
Progressão
As primeiras sessões de treinamento devem ser leves, com o objetivo de se obter uma adaptação ao trabalho, sendo realizadas de maneira tranquila e progressiva para volume e intensidade. Um bom parâmetro para controle de carga é a PSE. Para a evolução da carga de trabalho leve para moderada são necessárias quatro semanas de pratica.
Organização de treinamento
A intensidade e a progressão promovem inúmeros benefícios e adaptações positivas, organizar o treinamento esportivo produz alterações realmente significativas. Nesse caso, deve se considerar que diversos fatores ou princípios influenciam diretamente em seu processo, sendo eles biológicos, psicológicos,