ginecologia
Medicina Veterinária
Ginecologia e Obstetrícia Veterinária
Giselle Keller El Kareh de Souza
(2005)
Índice
Anatomia do sistema genital feminino pág. 03
Fisiologia do aparelho reprodutor feminino pág. 07
Ciclo estral pág. 14
Semiologia do aparelho genital feminino pág. 17
Patologias do sistema reprodutor feminino pág. 19
Gestação pág. 28
Patologias da gestação pág. 35
Parto pág. 39
Puerpério pág. 44
Neonatologia eqüina pág. 50
Fisiologia da lactação pág. 55
Patologias da glândula mamária pág. 59
Anatomia do sistema genital feminino
Os órgãos femininos da reprodução são compostos por: ovários, ovidutos ou tubas uterinas, útero, cérvix uterina, vagina e genitália externa (vulva).
Os órgãos genitais internos são sustentados pelo ligamento largo do útero (mesovário – sustenta os ovários; mesométrio – sustenta o útero; e mesosalpinge – sustenta as tubas uterinas) e pelo ligamento intercornual (a égua não o tem e só a vaca o possui muito desenvolvido - se localiza entre os cornos uterinos). A dobra entre o mesovário e o mesosalpinge forma a bolsa ovariana. Nas vacas, porcas e éguas, a abertura é maior que o ovário, podendo ser aberta para removê-lo. Nos carnívoros essa abertura é menor que o ovário, não podendo ser aberta para remoção dos ovários.
Além dos ligamentos citados, há também o ligamento próprio do ovário – entre o ovário e o corno uterino, e o ligamento suspensório do ovário – prende o ovário ao teto da cavidade. Em gatas e cadelas fica caudal ao rim.
A irrigação sangüínea destes órgãos é feita pelas artérias ovariana, uterina média e pudenda interna. A vascularização segue através dos ligamentos até os órgãos. Em vacas pode-se perceber a pulsação da artéria uterina média durante a gestação, a partir do 4º mês.
Ovário
O ovário é um órgão