ginastica
Tendo início em 1760, a ginástica alemã possuicaracterísticas próprias e seu fundador foi Basedow que foi influenciado pelas ideias educacionais de Rousseau, que tinha como princípio a saúde e a educação física. Vendo a necessidade ele criou uma escola, ondepassou a prática deste método. Nela começou um programa de Educação Física, que tinha como esportes: a corrida, saltos, arremessos e lutas semelhantes às praticadas na Antiga Grécia.
ESCOLADINAMARQUESA
Bukh classificava seus exercícios como: Geradores de força e potência muscular. Com o uso de aparelhos que forneçam resistência; Geradores de flexibilidade, dando mais mobilidade eestabilidade às articulações; Geradores de destreza, melhorando a velocidade, habilidade e coragem.
ESCOLA SUECA
Henrick Ling dividiu sua ginástica em 4 partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa,Militar, Médica e Ortopédica e Estética. O objetivo da ginástica era a harmonia corporal e espiritual, o gesto não era um ato, mas sim a expressão dos sentimentos, a libertação da alma oprimida Material: vários bambolês
Fazendo a atividade: formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.
VARIAÇÂO: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.
2. Cabo de Guerra
O professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda