Ginastica
Data: 18/03/2014
Tempo de Duração: 45 min.
Objetivo:
Desenvolver atividades lúdicas com as crianças no intuito de trazer em seus mundos algo novo, diferente e inovador; Introduzir a ginástica por meio de brincadeiras, trabalhar com elas a expressão corporal e como vivenciar isto.
Conteúdo: Brincar e aprender.
Metodologia:
Usar uma abordagem da Educação Crítico- Superadora.
Materiais Utilizados:
Bambolês, cordas, bolas, som.
Descrição metodológica:
Apresentação da proposta de trabalho de aula. Apresentar-los o que é ginástica e como podemos trazê-la para as aulas de Educação Física.
Alongamento:
Respirar suavemente;
Alongar os músculos de forma lenta e calma;
Procurar manter boa postura;
Alongar: Braço/Antebraço, Lateral da coluna cervical, Peitoral/Costas, Bíceps/Tríceps, Quadríceps, Posterior da coxa... todo o corpo.
Brincadeiras:
Vivenciando à Ginástica: De forma descontraída e até como se fosse um aquecimento, mostrar aos alunos os movimentos ginásticos, os saltos, os manuseios dos equipamentos com as mãos... para que eles possam vivenciar e começar a se expressarem e também que possam ser ativos nas próximas brincadeiras. Com músicas, mostrá-los à expressão corporal, por meio de movimentos expressivos, que caracterize um vivência de um sentimento por exemplo (alegria, tristeza, raiva, gratidão...) e ensinar a eles o que é possível, de forma que todos possam estar inclusos, até mesmo portadores de deficiências,os PCD’s, para que todos participem.
Amarelinha: Com os bambolês, montar uma amarelinha, para que as crianças brinquem. NO seu decorrer, colocá-las para executar com uma perna só (saci) e assim ensinando a elas as formas e movimentos ginásticos, para que tentem executar na hora da brincadeira.
Invente e Reinvente: Damos a cada criança o material (bambolê, corda, bola) e ligamos o som. De minuto