Ecologia
b) Dimensão Qualidade dos Compartimentos Ambientais (Atmosfera): as atividades rurais estudadas não causam impactos pronunciados na qualidade do ar, pois não envolvem grandes inversões em energia ou manejo que envolva uso do fogo em grandes áreas. Como resultado, os índices de impacto para os indicadores dessa dimensão resultaram em valores superiores ou muito próximos à linha de base (Tabela 2).
c) Dimensão Qualidade dos Compartimentos Ambientais (Água): os indicadores de qualidade da água, em geral, apresentaram desempenho bastante favorável, resultando em índices de impacto acima da linha de base em todos os territórios estudados (Tabela 3).
d) Dimensão Qualidade dos Compartimentos Ambientais(Solo): devido à não influência direta dos indicadores de qualidade do solo para o agroturismo, somente a erosão foi considerada nessa análise para os territórios de Itu e Venda Nova do Imigrante (Tabela 4).
e) Dimensão Valores Socioculturais: os indicadores segurança e saúde ocupacional e oportunidade de emprego local qualificado são a marca da contribuição das atividades estudadas para o desenvolvimento local sustentável (Tabela 5). A agricultura orgânica, embora exija exposição aos elementos, exclui o uso de agrotóxicos, resultando em um excelente desempenho para esse indicador (valores entre 0,77 e 0,93).
f) Dimensão Valores Econômicos: de forma geral, os indicadores dessa dimensão foram favoráveis nos estabelecimentos estudados, sempre alcançando média superior à linha de base em todos os territórios. Os principais indicadores carentes de melhoria correspondem à distribuição de renda e nível de endividamento. Esse último resulta, muitas vezes, de investimentos realizados, conforme se confirma pelos bons resultados obtidos para Valor da propriedade e qualidade da moradia (Tabela 6).