Ginastica
ESECD
Desporto 2011/2012
Ginástica
Docente Jorge Casanova
Nº 5007467, Vasco António Vieira de Sousa
Conteúdo
Introdução:
O termo “Ginástica” vem do grego “Gymnos”que quer dizer “Nu”, isto deve-se ao facto de há alguns séculos atrás (a. C.), na Antiguidade Clássica este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa sendo considerada uma actividade exclusivamente masculina. Na Grécia antiga, Sobretudo os Atenienses procuravam na Ginástica para além do desenvolvimento das capacidades atléticas e da saúde, o desenvolvimento da beleza física que nos é mostrada nas estátuas célebres do Discóbulo de Miram, de Hércules, dos corredores, etc. Na Idade Média no entanto estes conceitos foram evoluindo e desde o seu desprezo total até meio da promoção social, chegou ao século XIX apoiada por várias correntes todas elas atribuindo à Ginástica um papel importante na educação integral dos jovens. Os seus objectivos sofreram uma evolução natural, desde o entretimento aos terapêuticos, militares e desportivos.
A Federação Internacional de Ginástica, foi fundada em 1881 e é a federação desportiva mais antiga. A ginástica masculina esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna (Atenas, 1896) e a ginástica feminina nos Jogos Olímpicos de Amesterdão (1928). A ginástica rítmica surgiu na Europa Central através de uma corrente a favor da prática desportiva para a mulher. Em 1984, em Los Angeles a ginástica rítmica tornou-se uma disciplina olímpica para concurso individual. A primeira ginasta a ter um dez nos Jogos Olímpicos foi a romena Nadia Comaneci em Montreal (1976).
Em Portugal, Luís Monteiro (1875) introduzia a iniciação à Ginástica nos clubes portugueses. Mas só em 1902 passou a integrar como disciplina obrigatória o Ensino Secundário. Portugal consegui um resultado histórico no Campeonato da Europa de Ginástica Artística Masculina