Ginastica
A Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como as modalidades artística, de trampolim e rítmica. Porém, já possui campeonatos realizados pela FIG a nível internacional. Esta disciplina requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação.
Os exercícios aeróbicos mais comuns são: andar de bicicleta andar à pé ( aminhada ou corrida) natação Benefícios
Por serem compostas de movimentos rítmicos dinâmicos, as aulas de aeróbica são favoráveis não só ao espírito como ao corpo. A ginástica aeróbica é benéfica também para o seu bem-estar geral. Possibilita uma maior socialização e elevação da auto-estima. Alivia o stress e melhora a boa disposição.
Ginástica lúdica
É a ginástica praticado com as crianças. Por ser na idade pré-escolar a fase em que a criança desenvolve e aprimora suas habilidades físicas e motoras, é de suma importância que seja realizado nesta fase um trabalho amplo de forma a criar uma estrutura senso-neuromuscular que irá facilitar a formação do ESQUEMA CORPORAL da criança. Caso a criança não receba os estímulos necessários, certamente ela apresentará as características de uma insuficiência de coordenação após os seis anos. A criança deverá participar diariamente de atividades estimulantes, pois a fixação dos hábitos e dos resultados depende da regularidade, completa e equilibrada quanto à variedade de exercícios.
Benefícios
A GINÁSTICA constitui a continuação para a aquisição motriz no desenvolvimento neuromuscular, da sua inteligência e da sua sociabilidade. Ela deve ser adequada à criança: • Animada; Vivencial; Lúdica; Criativa; Descontraídas; • Dentro do seu mundo e linguagem de fantasias; • Realizada