ginastica para todos
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a Ginástica Para Todos, que é um campo bastante abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades ginásticas. Objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, gênero, idade, utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar, neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ORIGEM DA GINÁSTICA PARA TODOS:
Segundo Khramer e Lommer, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) organizou a 1ª “ Gymnaestrada “ , o primeiro Festival Internacional de Ginástica sem finalidade competitiva, em 1953, na cidade de Rotterdam (Holanda).
Devido a importância do festival, a FIG resolveu criar, em 1978 a “Comissão Gymnaestrada” para organizar, orientar e divulgar aquele evento. No ano seguinte, essa comissão foi transformada em “ Comissão Especializada em Gymnaestrada e Ginástica Geral” sendo usada pela primeira vez a denominação Ginástica Geral.
No ano de 1984 foi criado o “Comitê técnico de Ginástica Geral” extinguindo a “Comissão Especializada em Gymnaestrada e Ginástica Geral” E, a partir desse momento, a Ginástica Geral (GG) passou a ser o termo usado para designar as atividades gímnicas não competitivas.
Com a evolução da GG , a FIG, a partir de janeiro de 2007, adotou a denominação Ginástica Para Todos (GPT) para definir o que antes era definido como Ginástica Geral (GG)
2.2 OBJETIVOS DA GPT (GINÁSTICA PARA TODOS):
De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006) os principais objetivos da GPT são:
Oportunizar a