Historia Brasil Nova Republica
Nova República
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufrn) Voltei nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais (...) Quis criar a liberdade nacional na potencialização de nossas riquezas através da
Petrobrás; mal ela começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente.
Carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, em
24 de agosto de 1954.
DEL PRIORE, Mary et al. "Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90". São Paulo:
Scipione, 1997. p. 98-99.
O Estado começou a ser transformado para tornar-se mais eficiente, evitar o desperdício e prestar serviços de melhor qualidade à população. (...) Fui escolhido pelo povo (...). Para continuar a construir uma economia estável, moderna, aberta e competitiva.
Para prosseguir com firmeza na privatização. Para apoiar os que produzem e geram empregos. E assim recolocar o País na trajetória de um crescimento sustentado, sustentável e com melhor distribuição de riquezas entre os brasileiros.
Discurso de posse do presidente Fernando Henrique
Cardoso, em 2 de janeiro de 1999.
CARDOSO, F.H. Por um Brasil solidário. "O
Estado de São Paulo", 2 jan. 1999.
1. Os pronunciamentos de Getúlio Vargas e Fernando
Henrique Cardoso foram proferidos em momentos históricos diferentes. Contudo, os dois governantes têm em comum o fato de
a) sentirem-se pressionados pelas forças democráticas para adotarem um modelo político capaz de assegurar a estabilidade das instituições políticas. b) obterem o apoio em massa dos trabalhadores para a implementação de suas respectivas políticas estatais. c) sofrerem campanhas contrárias às suas ações políticas, lideradas por movimentos nacionais com o apoio clandestino de grupos internacionais.
d) referirem-se ao apoio popular para legitimar suas ações, uma vez que chegaram ao poder através do
voto