ginastica natural
A prática de exercícios funcionais tem atraído adeptos em todo o mundo, tanto profissionais quanto amadores. Afinal, sem o uso de equipamentos, tendo de lidar com o peso e a força do próprio corpo, o atleta se sente desafiado a superar seus limites e a fortalecer corpo e mente. Um dos métodos mais populares em todo o mundo e que costuma usar movimentos orgânicos que lembram aqueles feitos pelos animais, a ginástica natural proporciona condicionamento físico, qualidade de vida e saúde, por usar a constante movimentação para desenvolver força, potência, resistência, mobilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, perda de peso, tônus muscular, qualidade de vida, entre outros benefícios físicos.
O princípio da ginástica natural
Desenvolvida na década de 1980 pelo profissional de Educação Física Alvaro Romano, a ginástica natural usa ainda técnicas de respiração, proporcionando assim maior concentração e controles motor e mental, sendo praticado por quem deseja a integração de corpo e mente. Além disso, o método de Romano conquistou adeptos em diversos países e é aplicada além do universo fitness.
“Cresci no Rio de Janeiro (RJ), praticando surfe, futebol de areia e, depois, jiu-jitsu. Nadava em mar aberto e todas as minhas atividades eram ao ar livre. Quando entrei na universidade, em 1977, para cursar Educação Física, passei a trabalhar com os atletas em espaços abertos, com exercícios que usam o peso do próprio corpo. Pratiquei yoga, kempo e desenvolvi a ginástica natural como conceito, com toda a minha vivência prática para, depois, criar a técnica metodológica”, conta Romano, que praticou o treinamento por conta própria, aperfeiçoando os movimentos até encontrar aqueles que hoje são transmitidos aos alunos.
Por proporcionar qualidade de vida e melhorias na saúde, a ginástica natural se tornou “um componente do meu método de treinamento, porque ao longo dos anos desenvolvi trabalhos para atletas e esse processo traz benefícios