Ginastica localizada x pilates
Devido ao sedentarismo da atualidade, as pessoas começam a se conscientizar da importância da pratica de atividades físicas, sendo diferentes razões para procurarem academias ou grupos de ginástica, dentro delas: estética, saúde, condicionamento físico, aptidão física, bem-estar e qualidade de vida (NOVAES, 2001). Segundo a Organização Mundial da Saúde (2012), a prática regular de atividade física, pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como por exemplo, aprimorar a aptidão física e musculoesquelética no indivíduo, onde resistência muscular, força e flexibilidade são desenvolvidas. Assim, consequentemente desenvolvendo sua aptidão física, haverá uma melhor disposição para o trabalho, aprimoramento das capacidades físicas, melhora da saúde, bem-estar, emagrecimento além de diminuir riscos de doenças crônicas e futuras lesões.
Em estudos sobre ginástica, observou-se uma grande preocupação com a estética, saúde e qualidade de vida. Assim a prática de atividades em academia, vem se apresentando de forma crescente, e demonstrando sua importância no âmbito social (NOVAES, 2001).
Da Costa (1996) em sua obra, afirma que as academias de ginástica surgiram por volta da década de 30 e na década de 70 teve o grande crescimento do movimento fitness, onde as academias de ginásticas tiveram que se expandir e desenvolver outras atividades além da ginástica como musculação, danças, lutas, atividades aquáticas, alem de aprimoramento da ginástica convencional e criar outros estilos e conceitos de ginástica.
American College of Sports Medicine - ACSM (2002) estabelece em suas pesquisas índices de boa saúde e qualidade de vida o controle dos parâmetros da aptidão física, bem como: percentual de gordura, condicionamento cardiopulmonar, flexibilidade, força e resistência muscular. Segundo o ACSM (2007), é necessário um mínimo de 2 (duas) sessões de treinamento semanais, independente da atividade, para a manutenção da saúde.
Os exercícios que desenvolvem a força