Ciencia econômica
Quando se analisa a teoria dos mercados, que é parte da microeconomia, dois enfoques são encontrados:
De um lado, estuda-se o comportamento dos produtores e dos consumidores quanto a suas decisões de produzir e de consumir;
De outro, além de se conceituarem os agentes das relações de consumo – consumidor e fornecedor, do ponto de vista do Código de Defesa do Consumidor -, colocam-se os direitos do consumidor frente aos deveres do fornecedor de bens e serviços.
Por sua vez, quando se estuda o estabelecimento comercial e o papel do empresário, novamente duas visões emergem da análise: a econômica e a jurídica.
A visão econômica enfatiza o papel do administrador na organização dos fatores de produção – capital, trabalho, terra e tecnologia - combinando-os de modo a minimizar seus custos ou maximizar seu lucro.
A jurídica, extraída de Direito Comercial, apresenta várias concepções, que enfatizam que o estabelecimento comercial é um sujeito de direito distinto do comerciante, com seu patrimônio elevado à categoria de pessoa jurídica, com a capacidade de adquirir e exercer direitos e obrigações.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
A Economia é a área do conhecimento (e, mais especificamente, das Ciências Sociais) que investiga como produzir bens e serviços para atender necessidades ilimitadas dados os recursos que são escassos e finitos. Por isso mesmo, por muitos ela é chamada de Ciência da Escassez.
O capitalismo vive exatamente de descobrir novas necessidades e de oferecer bens e serviços que possam suprir essas necessidades. Imagine que terrível para o mundo dos negócios se ficássemos satisfeitos em ter o mesmo aparelho celular por anos e anos!
Portanto, o consumo é fundamental para o funcionamento do sistema. Para consumir cada vez mais, é importante descobrir cada vez mais outras necessidades que possam ser