Ginastica geral
Os alunos, divididos em equipe, deverão construir um plano de aula, o qual reflita e proponha sugestões sobre o ensino da dança na educação física, bem como sobre a metodologia e a didática do ensino de danças e ritmos na escola.
Este desafio tem como objetivo principal redimensionar a bagagem teórico-prática sobre os saberes referentes a disciplina de Teoria e Prática de Danças e Ritmos, a partir de leituras, trabalhos em grupos e vivências práticas. Este desafio é de extrema relevância para formação de profissionais qualificados. Com essa proposta pretende-se embasar os alunos no desenvolvimento de atividades com diferentes grupos, realidades e contextos.
ETAPA _ 1
_ Aula-tema: Dança educacional: Dança criativa na escola
Esta atividade é importante para que você reflita e proponha sugestões sobre o ensino da dança na educação física.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 - Escolha o seu grupo de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. O grupo deve ser composto de 6 a 8 alunos- durante todo o processo de desenvolvimento do desafio sugere-se a mesma composição dos integrantes dos grupos.
Passo 2 - Em grupo, debater a questão e buscar alternativas/ caminhos metodológicos: Como podemos intervir com o movimento enquanto criação e não enquanto repetição numa proposta didática de educação através da dança?
Passo 3 - Elaborar uma atividade prática de dança que abranja esses objetivos:
Transcender limites por meio da experimentação. Na experimentação livre e criativa do movimento, o aluno vivencia em movimentos o relacionamento com fatos que o estimulam (o próprio corpo, o colega, os objetos, o espaço, a música, etc.) num processo que vai de estímulos do mundo exterior para a conscientização do movimento.
Proporcionar a aprendizagem de movimentos e gestos por meio de expressão de conteúdos ou representações que tenham sentido para aquele que se movimenta.