Ginastica geral aplicada
Como o esporte tem origem na região da Holanda, o nome do esporte está diretamente ligado à língua holandesa em que a palavra Korfe significa Cesto.
O mesmo Cesto de Vime utilizado para a colheita serviu de alvo para a bola no início do século XX, quando o professor de Educação Física Nico Broekhuyesen inventou o esporte em Amsterdã (1902). Portanto KORFEBOL é a forma derivada em língua portuguesa (de acordo com o novo VOLP - Vocabulário Ortográfico da
Língua Portuguesa - aprovado em 2009) que significa BOLA AO CESTO (KORF + BALL)
A IKF possui federações nacionais e representantes em mais de 59 países. Em 1920 o Korfebol foi esporte de exibição nos VII Jogos Olímpicos na Antuérpia, voltando a ser disputado, também como esporte de demonstração, em 1928 nos IX Jogos Olímpicos disputados em Amsterdã.
Em 1993 o Korfebol passou a ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Fazendo parte do programa dos Jogos Mundiais das duas últimas edições (Kaohsiung 2009 e Duisburgo 2005) e estará disputa em Cali 2013.
A participação do Korfebol nos Jogos Mundiais faz parte da política da IKF de inclusão do esporte no programa oficial dos Jogos Olímpicos.
O Brasil é o 41° pais filiado à IKF (2003), sendo o primeiro país sul-americano a praticar o esporte e a obter o seu reconhecimento, por meio da atuação do Professor Marcello Bepi Soares.
O Korfebol Brasileiro é praticado em diversas cidades dos estados de: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e