Resumo de educação fisica
Resumo
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho. A prática desses exercícios é muito benéfica para os trabalhadores, que dedicam algum do seu tempo para a realização de diferentes movimentos, elaborados de acordo com a atividade profissional que exercem. A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). As empresas que promovem a prática dessa modalidade também são beneficiadas, na medida em que os funcionários não faltam tantas vezes ao trabalho por motivos de doença, além de sair com o custo bem menor. A ginástica laboral também fortalece as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumenta a produtividade, além dos inúmeros benefícios físicos e mentais.
Palavra – chave: Ginástica, saúde, qualidade de vida.
INTRODUÇÃO
Conhecida primeiramente como “ginástica da pausa” a “ginástica laboral” é executada nas empresas para um melhor aproveitamento dos serviços dos colaboradores. A ginástica laboral consiste em exercícios sequenciais se alongamento para o corpo.
A primeira referencia bibliográfica sobre esse assunto foi publicado é em um manual editado na Polônia em 1925. Depois de algum tempo teve outras publicações na Holanda e na Rússia.
Na Rússia os colaboradores de diversas empresas passaram a praticar a “ginástica de pausa”, “ginástica laboral” adaptadas em cada ocupação, isso ocorreu décadas antes da segunda guerra mundial.
Já nos anos 60 o nome já apresentado como ginástica laboral resurge na Bulgária, depois na Alemanha. Bélgica, Suécia e Japão. No Japão a pratica foi consolida e virou uma atividade obrigatória a todos os funcionários nas principais indústrias do país, em seguimentos específicos, principalmente aqueles que participavam de atividades