ginastica de academia
Núcleo de Saúde – Nusau
Departamento de Educação Física – DEF
“História da Ginástica de Academia”
Porto Velho, 04 de abril de 2014.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Núcleo de Saúde – Nusau
Departamento de Educação Física – DEF
“História da Ginástica de Academia”
Porto Velho, 04 de abril de 2014.
Introdução
A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Atualmente ela é regimentada pela Fédération Internacionale de Gymnastique, incorpora as seguintes modalidades distintas: Ginástica Artística (no Brasil por vezes chamada de ginástica olímpica), Ginástica Rítmica Desportiva, Trampolim Acrobática, Ginástica Acrobática. Porém neste trabalho iremos nos atentar aos aspectos históricos da modalidade conhecida como ginástica aeróbica, praticada nas academias do mundo inteiro.
Ginástica de academia: história e evolução.
Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.
Como prática esportiva, a ginástica teve sua oficialização e regulamentação tardiamente, se comparada a seu surgimento enquanto mera condição de prática metódica de exercícios físicos, já encontrados por volta de 2