GINASTICA ARTISTICA
GRÉCIA ANTIGA A palavra Ginástica vem da palavra grega “Gymnasein” que significa “Exercitar-se nu”. Especialistas relatam o fato dos gregos sempre praticarem atividades físicas para manterem o corpo em forma e de lançarem a ginástica como instrumento de treino para o aperfeiçoamento físico de seus militares. Os gregos se reuniam nos “Gymnasium” que eram locais onde se praticavam o esporte e discutiam assuntos como filosofia, arte, música e etc. Para os gregos, ter um corpo saudável era tão importante como ter uma mente inteligente. Filósofos como Platão e Aristóteles incentivavam a pratica da ginástica como um complemento para a compreensão de outros assuntos dentro do pensamento filosófico.
ROMA ANTIGA Para os romanos na Idade Média a ginástica era usada intensivamente como treinamento militar. Eles perceberam que com a prática dos movimentos era possível aumentar o desempenho dos soldados em batalha gerando menos baixas durante os combates. Contudo, os cristãos consideravam a ginástica como uma prática satânica, visto que o durante os exercícios o corpo era o centro das atenções. Nesta época a ginástica quase desapareceu sendo utilizada somente pelos escravos como forma de entretenimento dos seus senhores.
A ginástica por fim, tem o seu grande salto e chega ao patamar de esporte no século XIX, a partir do ano de 1811, quando