GIMP
O formato de arquivo nativo do GIMP é o XCF, que conta com suporte a camadas. Também é possível editar imagens nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e diversos outros.
Instalação
1 Faça o Download do GIMP e salve-o em qualquer local no seu computador (lembre-se deste local). O software está disponível na página oficial do GIMP, em sourceforge.net ou gimp.org.
2. Execute o instalador (gimp-help-2-2.6.11-en-setup.exe) a partir de onde você salvou o download. Dê um duplo clique sobre esse arquivo para executá-lo. Qualquer arquivo com uma extensão 'exe' é um executável.
3. Responda às perguntas do instalador. Esta é uma série de perguntas típicas para a instalação de softwares. Todas as seleções padrão irão funcionar muito bem, mas para usuários que querem um pouco mais de controle, siga estes passos:
Clique em "Next" para confirmar que você não está executando outros aplicativos.
Clique em "Next" para concordar com a licença GNU GPL.
Clique em "Customize" para obter mais controle sobre sua instalação. Se desejar, você pode clicar em "Install now" em vez de uma instalação padrão. As etapas a seguir referem-se a uma instalação personalizada.
Escolha a pasta de instalação ou deixe o software utilizar a pasta padrão "C:\Arquivos de programas\GIMP-2.0". Clique em "Next".
A opção "Full instalation" irá instalar tudo que for necessário para o GIMP funcionar bem (incluindo o GTK +), mas não irá instalar a extensão Python. Se você já tem uma versão atualizada do GTK + instalado ou se quiser fazer suas próprias seleções, escolha "Custom instalation". Clique em "Next".
As associações de arquivos são mostradas com seleções padrão. Estas seleções irão habilitar ou desabilitar os arquivos associados com o GIMP, o que significa que, se alguém clicar em alguns desses arquivos no futuro, eles irão abrir com o GIMP por padrão. Faça as alterações desejadas aqui e clique em "Next".
Você será perguntado se deseja criar uma pasta no Menu Iniciar