GIMP
-13335797560Antes de iniciar o GIMP tenha disponível a imagem com a qual vai trabalhar. Inicializado o programa, ele abre duas janelas, uma com o nome de Dica GIMP do dia, e a outra com o nome GIMP. É recomendável ler dicas disponíveis na primeira janela, elas podem lhe ajudar no uso do programa.
Figura 1 - Dica do dia
36537901055370A outra janela serve para a manipulação da imagem. No menu arquivo você encontrará as opções para criar ou carregar uma imagem salva.Para criar uma nova imagem, você pode ir ao menu Arquivo, na opção Novo (Ctrl+N), ou também utilizar a caixa de diálogo ilustrada abaixo, na qual você poderá encontrar muitas opções para a criação de uma nova imagem.
Também na figura acima, podemos ver que existe uma série de ferramentas disponíveis para utilização, as ferramentas do GIMP são dispostas em grupos lógicos. Por exemplo, a primeira linha de feramentas comporta as ferramentas de seleção, que permitem selecionar e delimitar alguma parte da imagem com a qual você quer trabalhar ou modificar por meio de outra ferramenta.Quando for usar alguma das ferramentas, é preciso clicar sobre ela e posteriormente na figura que quer utilizar, para saber qual ferramenta é a que vai usar, coloque o mouse sobre a figura da ferramenta e ali aparecerá uma pequena mensagem explicando para que ela serve.
EXERCÍCIO
A janela que serve para fazer manipulação de imagens é Dica GIMP do dia?
( ) Correto
( ) Errado Parte superior do formulário
Figura 2 - Janela Padrão
Lição 2- História e Instalação
HISTÓRIA DO GIMP
Spencer Kimball e Peter Mattis alunos da faculdade de Berkley, fizeram em 1995 um programa de manipulação de imagens que chamaram inicialmente de GIMP com as siglas General Image Manipulation Program, que em 1997 foram mudadas para GNU Image Manipulation Program.
O projeto ganhou força e amadureceu muito, tal que, hoje em dia é usado por profissionais e atualmente é mantido por um grupo de voluntários. Porém o GIMP ainda