Resenha crítica "king gimp"
323 palavras
2 páginas
Faculdade FAETBCurso: Pedagogia
Professor: Flávio Calile
Aluna: Wiana Kelly Lima Freitas
O Lutador
"King Gimp"
Brasília – 2011
Lição de Vida No documentário “O Lutador” que retrata a condição de vida de um jovem com paralisia cerebral. Mostra parte da vida de Dan Keplinger que teve, durante 13 anos, o seu dia a dia filmado, em casa e na Escola, documentando a luta de um indivíduo portador de deficiência para entrar no mundo das pessoas consideradas ditas "normais" e do nascimento de um artista. Faz-nos refletir sobre a capacidade do homem de excluir e incluir, rejeitar e acolher. O documentário ilustra o poder que temos nas mãos como educadores de transformar a vida das pessoas e de como as pessoas têm o poder de transformar sua própria vida e decidir que somente elas têm o verdadeiro poder de ser o que elas almejam ser.
Ao ver tamanha força de vontade e persistência no jovem que estudou em escola pública e com todas as suas limitações se formou na Universidade, fiquei me questionando sobra a dificuldade de nossos alunos de cursarem uma faculdade. Dan nos leva a aprender muito com sua superação pessoal e social, principalmente no que diz respeito a ter um objetivo, um ideal, uma meta a se atingir. Nós devemos ser aprendizes da vida, que mesmo possuindo a habilidade de mover braços, pernas, pés, mãos, cabeça ordenadamente, chegamos a pensar nos malditos desafios do dia a dia como algo inalcançável, muito distante de nossas capacidades humanas. Este documentário nos provoca a questionar a nós mesmos, sobre nossas “incapacidades cotidianas”, de aprender e ensinar. Pois o que para nós é tão fácil e banal, para Dan era um desafio quase insuperável que ele com toda sua força de vontade superou.
Precisamos aprender que nossos problemas não são os maiores, nossas dificuldades não são as maiores e que principalmente eles são leves e momentâneos e podem ser