Ética
MORAL “Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, para qualquer tempo, lugar, para grupos ou pessoas. Conclusão moral que se tira de um fato, etc. Conjunto das nossas faculdades morais, brio, vergonha”, Aurélio. Todo ser humano de consciência moral o faz distinguir entre certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim, sendo com isso capaz de avaliar suas ações, portanto, capaz de ética.
Alguns são mais desenvolvidos possuem mais moral, outros menos. É questão de educação, cultura, nível, princípios elevados, embasados. “Segundo mestres no assunto, significa que os valores são parte herdada da cultura. A primeira compreensão que temos do mundo é fundada no solo dos valores da comunidade a que pertencemos. O conceito de moral situa-se a partir da noção de deveres, incorporando a cada cultura e que são expressos em ações.
Breve historia da ética e da moral. Logo, a ética é a ciência do dever, da obrigação, a qual rege a conduta humana. A moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem viver, expressa o que desejamos, e nos ensina nossos próprios interesses conscientes que se limitam em favor da convivência.
É a aceitação de que os outros próximos ou distantes também possuem interesses que devem ser levados em consideração”. Quando a moral é baixa, faltou aprendizado, educação, cultura. É preciso, humildade, estima, equilíbrio, consideração, uso da inteligência em respeito consigo mesmo, para respeitar limites e o outro.
VALOR “Qualidade pela qual determinada pessoa ou coisa é estimável em maior ou menor grau, mérito ou merecimento intrínseco, valia” Aurélio. Tais valores existem para que a sociedade subsista, mantenha a integridade e possa se