Giardia
Semiologia e semiotécnica de Enfermagem são disciplinas incorporadas ao curriculum de Enfermagem de acordo com a Resolução n. 314/94 do Conselho Federal de Enfermagem.
Semiologia investigação e estudo dos sinais e sintomas* apresentados pelo paciente é avaliada clinicamente pela Enfermagem (POSSO, 1999).
Semiotécnica estudo e metodização das ações que sucedem ao exame físico – a semiologia (POSSO, 1999).
Envolve o conhecimento dos fundamentos da prática de Enfermagem, com o domínio de conceitos e habilidades. É essencial à prática de Enfermagem.
As habilidades são necessárias para o cuidado de uma grande variedade de pacientes, em bom estado de saúde e daqueles com doenças brandas e crônicas; buscando satisfazer as necessidades básicas do indivíduo.
* Sinais: alterações do organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame médico ou medidas em exames complementares. Não é necessário que o paciente relate o sinal, pois outra pessoa pode identificá-lo. É uma característicaobjetiva da doença. Ex.: febre, edema (inchaço), coloração da pele, arritmia.
Sintomas: alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a pessoa consegue identificá-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticar. É uma característica subjetiva, pois depende da interpretação do próprio paciente. Ex.: dor, fome ou sede excessiva, fraqueza.
PROCESSO DE ENFERMAGEM O Processo de Enfermagem se baseia em estudos realizados principalmente por Wanda Horta (1975/79), Lígia Paim (1978), Liliana Daniel (1977), dentre outros. O que é preciso para a sua aplicação:
o preparo do enfermeiro-;
o respeito ao código de Ética e aos aos direitos humanos
a formulação e aplicação de teorias e objetivos de enfermagem;
a compreensão e atendimento as necessidades básicas do homem;
a orientação do pessoal administrativo
a formulação de procedimentos, rotinas e regulamentos da